Como criar um cadastro novo no ERP
Esse post é para iniciantes aqui você irá aprender conceitos básicos sobre banco de dados, mas principalmente aprenderá a construir um cadastro no ERP ADVTEC. Será um cadastro completo, com recursos de conexão a outros cadastros, e com poucas missões passos você já estará apto a criar cadastros no ERP.
Antes de iniciar, é recomendado utilizar o ambiente de testes para este exercício, e certifique-se de que você tem acesso de administrador ao sistema, somente administradores conseguirão criar cadastros.
Para facilitar o entendimento, é importante saber que a lógica de acesso do ERP é entrar através da Tela Principal, então acessar o módulo, no caso Vendas e através do Módulo o usuário terá aceso ao Menu, e é através dos botões do Menu que o usuário acessará seu cadastro.
Existem três principais tipos de telas no ERP ADVTEC, são eles: Tela de Cadastro, Tela de Processamento e Tela de Relatório. Nesse tópico vamos abortar a criação de telas de cadastro, que são formadas por GRID de pesquisa e Formulário.
Modelo de GRID das Telas de Cadastro
Através do Grid é possível, Pesquisar, Consultar e Exportar registros de um cadastro específico. O Grid também é a ponte de acesso aos formulários, onde será possível Visualizar, Incluir, Alterar e Excluir registro.
Modelo de FORMULÁRIO das Telas de Cadastro
Através do Grid é possível, Pesquisar, Consultar e Exportar registros de um cadastro específico. O Grid também é a ponte de acesso aos formulários, onde será possível Visualizar, Incluir, Alterar e Excluir
Missão 1 - Construir um novo cadastro de clientes do zero, com apenas 1 campo: Nome C 40
**Se você não entente essa linguagem Nome C 20, segue a dica:
Título do campo será Nome
C significa tipo do campo Caractere (mais a frente abordamos de outros tipos)
40 significa o tamanho do campo de ate 40 caracteres
Este é o resultado esperado:
Então vamos lá!
Passo 1 - Acesse o dicionário de dados:
Clique na chave e acesse Dicionário de dados:
Abra a chave ADVTEC, e selecione a opção Dicionário de dados, conforme seta da imagem abaixo.
Passo 2 - Incluindo Cadastro
Selecione a opção Incluir e preencha as informações da aba Cadastro conforme a imagem abaixo, e não confirme ainda, ao terminar de preencher siga para o passo 3, não esqueça de selecionar a opção Tipod e tela Simples!
**Importante você não pode incluir um cadastro já existente, então nas customizações vamos sempre utilizar a nomenclatura ZZ... assim evitamos a possibilidade da tabela coincidir com outra já existente.
Alias - ZZA
Tabela - ZZA01
Título - Cadastro de Clientes
Passo 3 - Incluindo o Campo
Antes de Confirmar, selecione a aba Campos do Cadastro e opção Novo e preencha as informações do campo ZZA_NOME conforme a imagem abaixo e confirme.
**Algumas regrinhas que podem ajudar no futuro:
Sempre inicie o nome do campo relacionando com o alias da tabela, no nosso exemplo alias ZZA os campos começam com ZZA_.
Não esqueça do tipo caracter, note que exitem outros... depois da imagem explico melhor
Título é o que vai aparecer no formulário
Descrição é o que vai aparecer no Grid
Ordem é a sequencia em que os campos aparecerão na tela
Help, se o usuário clicar Ajuda F1, o texto do help será apresentado
Se marcar como Obrigatório o sistema exige o preenchimento
Se marcar como Grid o campo aparece para o usuário no Grid e se desmarcar ele some
Se marcar como Em uso o campo aparece no formulário e se desmarcar ele some
Tipos de campo
C - Caracter - utilize para textos pequenos, no máximo 255 caracteres;
D - Data - somente para datas;
I - Inteiro - números não calculáveis, por exemplo ID, ou código. Aqui não tem casas decimais e não é possível fazer cálculos como somas e subtrações;
N - Numérico, esse é o tipo de campo certo para fazer fórmulas como somas e subtrações, também é permitido utilizar casas decimais;
P - Picture - Utilize para armazenar fotos do tipo BMP. Somente acessados através do ERP.
M - Memorando ou Memo - textos longos, quase sem limite.
T - Tabela - Serve para ter outros cadastros vinculados, como itens de pedido ou contatos de clientes;
S - Status - Tem função de adicionar cores aos grids de acordo com o status do registro.
Mensagem
Se você incluir apenas um campo esta mensagem vai aparecer após salvar, mas não se preocupe, basta clicar em sim.
Passo 4 - Preparando o banco de dados
Assim que salvar, faça uma pesquisa pelo nome da tabela ZZA, conforme imagem, em seguida clique com o botão direito do mouse sobre a nova tabela, selecione Gerar Tabela e clique em Firebird.
Ao concluir essa etapa, a mensagem de sucesso deve aparecer.
Passo 5 - Incluindo no Menu do Módulo de Vendas
Clique na chave e acesse Menus: