3 tendências para ERP em 2017
Estive em um evento cujo tema foi “Tendências para o futuro do ERP”. Este evento foi interessante pois estiveram reunidos os CEOs e representantes dos principais fabricantes de ERP disponíveis no Brasil para discutir tendências e o mudanças do setor para os próximos anos.
Eu selecionei três tendências que considerei principais para compartilhar com você através desse artigo. As tendências são:
Inteligência Artificial – Este tema que me desperta muito interesse, foi amplamente discutido no evento, mas infelizmente não houveram muitas inovações ou ideias criativas associada à tecnologia ERP que de fato pudesse ser aplicável no momento.
Algumas empresas disseram que possuem IA disponível em seu atendimento ao cliente, o que é um princípio, mas eu ainda acredito que o cuidado com cliente é mais bem feito por pessoas.
A informação mais marcante sobre IA nesse evento, refere-se ao fato de que “no Brasil está difícil de encontrar profissionais qualificados em IA”, é verdade, e o motivo é que não existem instituições de ensino dispostas preparar profissionais nessa área. E o mais interessante, não há cursos por falta de professores que entendam de IA no Brasil.
Meu comentário é que essa informação pode ser interpretada como um grande problema ou uma grande oportunidade. Qual o seu sentimento?
Software em Nuvem – Pelo que entendi nenhuma das principais empresas de ERP está ou pretende reescrever seu ERP para que funcione no browser, o problema aqui seria o custo do legado.
A tendência observada sobre este assunto é disponibilizar a utilização do software através de mecanismos de acesso remoto, ou seja, o servidor fica em nuvem e o ERP fica instalado nas estações de trabalho.
O problema seria a falta de acesso em dispositivos móveis como Smartphones, Tablets e Wearables. E a solução encontrada por algumas empresas foi o desenvolvimento de Apps e portais Web integrados ao ERP, que entrega mobilidade e acesso às informações de maneira remota e economicamente viável.
No meu ponto de vista, para este momento, é o que melhor se aplica.
Software como Serviço – No mundo de hoje, é difícil convencer os clientes a realizar investimentos em licenças, então já é realidade, e continua como tendência para os próximos anos, a comercialização do software ERP como serviço. Funciona como um aluguel, onde o cliente paga apenas pelo uso.
Eu entendo hoje esse é o formato que mais facilmente se adere à atual necessidade do cliente.
Essas foram as 3 tendências para ERP em 2017 na qual eu gostaria de compartilhar. Espero ter contribuído com seu conhecimento e despertado ainda mais sua curiosidade sobre o tema ERP.
Gratidão pela atenção!