Como criar campos no ERP
Aqui vamos orientar como criar campos em um cadastro já existente.
Então vamos lá!
Passo 1 - Acesse o dicionário de dados:
Clique na engrenagem e acesse Dicionário de dados:
Passo 2 - Encontre o cadastro desejado e clique em alterar
Acesse a tabela desejada, cadastro de produtos, por exemplo:
1 - Clique no mais
2 - Dicionário de Dados
3 - Busca por Descrição
4 - Digite "Produtos" ou o termo que desejar buscar, como "Clientes" ou "Pedidos"
5 - Posicione no cadastro desejado, no caso, vamos incluir um campo no cadastro de produtos (DB1)
6 - Alterar
Passo 3 - Inclua um novo campo
1 - Entre em Propriedades dos Campos
2 - Clique em Novo Campo
Como preencher as informações de criação de campo
**Algumas regrinhas que podem ajudar no futuro:
Sempre inicie o nome do campo relacionando com o alias da tabela, no nosso exemplo alias DB1 os campos começam com B1_.
Não esqueça do tipo caracter, note que exitem outros... depois da imagem explico melhor
Título é o que vai aparecer no formulário
Descrição é o que vai aparecer no Grid
Ordem é a sequencia em que os campos aparecerão na tela
Help, se o usuário clicar Ajuda F1, o texto do help será apresentado
Se marcar como Obrigatório o sistema exige o preenchimento
Se marcar como Grid o campo aparece para o usuário no Grid e se desmarcar ele some
Se marcar como Em uso o campo aparece no formulário e se desmarcar ele desaparece
Tipos de campo
C - Caractere - utilize para textos pequenos, no máximo 255 caracteres;
D - Data - somente para datas;
I - Inteiro - números não calculáveis, por exemplo ID, ou código. Aqui não tem casas decimais e não é possível fazer cálculos como somas e subtrações;
N - Numérico, esse é o tipo de campo certo para fazer fórmulas como somas e subtrações, também é permitido utilizar casas decimais;
P - Picture - Utilize para armazenar fotos do tipo BMP. Somente acessados através do ERP.
M - Memorando ou Memo - textos longos, quase sem limite.
T - Tabela - Serve para ter outros cadastros vinculados, como itens de pedido ou contatos de clientes;
S - Status - Tem função de adicionar cores aos grids de acordo com o status do registro.