Visão Geral
O cadastro de Produtos contém as principais informações sobre produtos e serviços adquiridos, fabricados ou fornecidos pela empresa, realizando o controle desses produtos em todos os módulos do Sistema ERP ADVTEC.
As empresas exclusivamente comerciais têm, possivelmente, apenas produtos para revenda e materiais de consumo.
As empresas industriais têm, possivelmente, todos os tipos de produtos ou materiais utilizados para produção: Produtos Acabados, Matérias-primas, Materiais de Consumo e Outros que devem compor o custo do produto.
A definição de produto é genérica e abrange muitos conceitos que podem variar de acordo com o ramo de atuação da organização, bem como o módulo utilizado.
Para de uso e consumo na qual não é necessário o controle de estoque, você pode utilizar um código genérico e a descrição informada manualmente no documento de entrada.
Acesso
VENDAS GESTOR > PRODUTOS > PRODUTOS
ENTER para pesquisa
Tela de pesquisa
Você pode pesquisar todos os registros pressionando a tecla ENTER, ou selecionando um filtro desejado primeiro.
Tela de Inclusão/Alteração
INCLUIR, pressione o botão INCLUIR localizado acima e a esquerda da tela, preencha todos os campos, ou pelo menos os campos obrigatórios marcados com asterisco*, depois clique em OK para salvar. Se desistir, clique em CANCELAR.
ALTERAR, posicione no registro desejado, pressione o botão ALTERAR localizado acima e a esquerda da tela, preencha todos os campos, ou pelo menos os campos obrigatórios marcados com asterisco*, depois clique em OK para salvar. Se desistir, clique em CANCELAR.
Aba Principal
Tem o propósito de informar os dados de identificação do produto como código, tipo de produto, unidades de medida e outras. Seguem abaixo a relação dos mais importantes e suas definições.
Cód. Produto - Campo obrigatório, não pode se repetir, principal vínculo com vendas, compras e estoque. Ideal que se utilize códigos inteligentes para tornar mais simples a operação no futuro. Exemplo de código inteligente: VTIMP001 conforme imagem abaixo:
Cód. Barras - É obrigatório empresas que pretendem utilizar os módulos:
Frente de Loja
WMS
Controle de Recebimento
Endereçamento
Controle de Separação
Checkout
Ideal que se preencha com o código EAN padrão universal de produtos, porém é permitido preencher este campo com qualquer número válido que possa ser lido por coletores de dados ou leitores de código de barras homologados pela ADVTEC.
Descrição - Campo obrigatório, ideal não se repetir, importante vínculo com vendas, compras e estoque.
Ideal utilizar a mesma lógica aplicada no preenchimento do código para simplificar a utilização dos registros pelos usuários.
Exemplo de aplicação da lógica:
Para o produto código VTIMP001 encontrado na imagem, utilizar a descrição: “Vinho Tinto Importado Seco Cabernet”
Un. Medida - É através dessa unidade de medida que o produto será vendido e seus estoques controlados. As movimentações de entrada e saída também utilizam esta unidade de medida. A unidade de medida de compra pode ser diferente.
Origem - Tem função de classificação tributária para empresas que não operam como simples nacional.
Grupo - É muito importante a classificação dos produtos segundo suas características comuns, como, por exemplo, padrões de forma, peso, tipo, uso, dimensão entre outros. Os campos de Grupo, Subgrupo e Família tem a finalidade de classificação. Leia mais em Cadastro de Grupos e Cadastro de Famílias.
Impostos - Para empresas de tributação diferente de simples nacional este campo tem a finalidade de vincular a regra tributária ao produto.
Bloqueado - Tem o propósito de impedir a seleção do produto bloqueado nas telas de inclusão de pedidos de venda, orçamentos e no módulo de frente de loja.
Cópia - Utilize essa função para criar uma cópia de um produto existente. Por exemplo um produto igual, porém de cor diferente.
Aba Armazenagem
Tem o propósito de permitir o registro de informações relativas a armazenagem.
Imagem Principal - Aqui você pode inserir uma imagem de formato .BMP para possibilitar a visualização do produto em tela e no envio de orçamentos personalizados.
Endereço Fixo - Endereço padrão de armazenamento no galpão.
Peso Bruto - Informação de Peso oficial, utilizado no cálculo do peso bruto total em cada nota fiscal.
Localização - Tem a função de informar ao sistema se o produto vai ser integrado ao sistema WMS ou não.
Aba Compras
Contém campos para diversas informações relativas a compras e integradas ao módulo de compras.
Vl. Última Compra - Valor da última compra registrada no sistema. Essa informação é gravada automaticamente pelo sistema a cada documento de entrada.
Vl. Negociado - Valor informado pelo usuário relativo ao preço negociado com o fornecedor. É utilizada no módulo de recebimento para comparar o preço da compra com o preço informado na nota fiscal recebida e apresentar possíveis divergências.
Dt. Última Compra - Data da última compra registrada no sistema. Essa informação é gravada automaticamente pelo sistema a cada documento de entrada.
Un. Conversão e Fator de Conversão - Esses campos trabalham juntos para tratar diferenças de unidade de medida utilizadas por sua empresa em relação as utilizadas por seus fornecedores. Como naqueles casos em que se compra em caixas e se vende em peças.
No campo Un. Conversão deve-se informar a unidade de medida utilizada pelos fornecedores no nosso exemplo, caixas (CX).
O sistema vai tratar esta informação sempre que uma nota fiscal do fornecedor estiver diferente da sua unidade de medida principal e o fator de conversão estiver informado. Exemplo:
Nesse exemplo, no documento de entrada o fornecedor informou a compra de 5 caixas. O sistema realiza a conversão para a entrada de 60 peças no estoque.
Fornecedor - Informa o principal fornecedor do produto.
Lote Mínimo - Quantidade mínima de compra do produto negociada com o fornecedor.
Lote Econômico - Quantidade ideal de compra para se obter vantagens de prazo e preço com o fornecedor.
Atualiza Preço e Margem de Lucro - Esses dois campos trabalham juntos para atualizar automaticamente o preço de venda do produto sempre que que um documento de entrada for inserido no sistema. Exemplo:
Aba Tabelas de Preço
O ERP ADVTEC, já na versão padrão, permite a utilização de até 6 tabelas de preço.
Você cadastra o PREÇO na aba principal, esse será seu preço de referência, e na aba Tabela de Preços você pode definir até 5 percentuais de desconto ou acréscimo sob o preço principal na qual o sistema vai calcular automaticamente pra você sempre que o preço Principal for alterado. Exemplo:
Selecionando tabelas de preço na venda
Por padrão, ao inserir um produto na inclusão de um orçamento, pedido de venda ou venda na Frente de Loja, o sistema apresenta o Preço Principal.
Mas você pode trocar a tabela de preços Principal por uma das tabelas específicas (de 1 a 5) nesse momento, antes da inclusão dos produtos.
Dessa forma, os preços dos produtos inseridos a partir dessa seleção, obedecerão ao valor da tabela selecionada.
Vinculando uma tabela de preços específica a um cliente.
Você não precisa especificar uma tabela de preços para cada cliente, por definição padrão, todo cliente utiliza a tabela de preços principal.
Mas se você precisar definir uma tabela de preços específica (de 1 a 5) para o cliente, você pode fazer isso diretamente no cadastro de clientes. Acesse o cadastro de clientes e preencha o campo tabela de preço com a tabela desejada.
Dessa forma sempre que algum usuário inserir um orçamento, pedido ou venda no Frente de Loja, o sistema automaticamente apresenta os preços da tabela de preços específica vinculada ao cliente.
Adicionando imagens e anexos
Posicione no registro desejado, pressione o botão DETALHES, localizado acima e a direita a tela de pesquisa. Na parte inferior da tela serão exibidas abas com detalhes do registro.
Aba Fornecedor - apresenta a relação de todos os fornecedores válidos para esse produto, o sistema registra automaticamente fornecedores ao produto conforme os usuários inserem documentos de entrada.
Aba Foto – Apresenta a Foto Principal do produto.
Aba Compl. Desc. – Apresenta a descrição completa do produto.
Anexos – Aqui você poderá inserir todo tipo de anexo referente ao produto, como arquivos PDF ou fotos.
Botão NOVO – Tem o propósito de permitir ao usuário inserir um novo anexo.
Botão Excluir – Tem a finalidade de permitir ao usuário excluir um anexo.
Download – Clique duas vezes no anexo para fazer o download do arquivo.
Links Relacionados:
Ficou bem legal assim, fácil de entender